Buscar
  • Safras & Negócios

O Clima para o Café


O clima quente e seco vem preocupando muitos cafeicultores, principalmente aqueles cujo as plantações são dos tipos arábica e robusta, as quais tiveram grande parte acometida por esta condição desfavorável dos últimos meses. Para que a safra seja bem sucedida e não corra risco de contratempos, as temperaturas devem se manter, na maioria dos dias, entre 18 e 22 ºC para o arábica/24ºC para o robusta e as chuvas devem estar bem distribuídas durante o ano (precipitação entre 600 e 1500mm/ano).


Em São Sebastião do Paraíso e região, no mês de outubro, a temperatura se manteve perto dos 30ºC e a chuva permanece escassa, indicando possível prejuízo a florada e aumento do preço do café. As temperaturas muito elevadas são maléficas pois aumentam a proliferação de pragas nas plantas e, consequentente, de infecções, ameaçando a plantação. Longos períodos na ausência de chuva, por sua vez, são indesejados pois fazem com que o café não tenha força para brotar, podendo ocasionar a perda de toda uma colheita. A plantação necessita de água para se nutrir e para que ocorra boa granação dos frutos.


A previsão para as próximas semanas é de uma amenizada neste calor extremo que ocorreu em todo país, seguindo para a faixa de 16°C a 28°C em Minas Gerais.

37 visualizações

© 2020 Safras & Negócios

Criado por idecorp.com.br