Buscar
  • Safras & Negócios

Comercialização: Troca e Vendas

A hora mais aguardada para produtor é o retorno econômico. Porem, para que isso se torne realidade é necessário buscar melhores oportunidades de negócios para a safra de café, portanto deve-se garantir um produto que seja competitivo no mercado, ter acesso às informações de preço, canais de comercialização e conhecer as formas de venda do produto.


Para que o agricultor tenha mais poder de negociação e consiga agregar valores à produção é bom que se junte a outros agricultores em Associações ou Cooperativas. Isso facilita as operações de beneficiamento e comercialização solidária e melhora a expectativa de lucro.


Existem várias formas de negociar uma produção, no entanto, para a venda do café, apenas 3 são realmente importantes:


1- Venda FOB, é aquela, onde o vendedor entrega o produto na porta do armazém, deixando toda responsabilidade de segurança e transporte do produto por conta do comprador. FOB é uma sigla inglesa para = Free on board – livre a bordo.


2- Venda CIF, é quando o vendedor se responsabiliza pela entrega do produto no armazém do comprador, assumindo todos os riscos e despesas como seguro e frete de operação. CIF é a sigla inglesa para = Cost insurance and freight.


3- Venda Ex works, significa que o vendedor cumpre suas obrigações de entrega quando colocada a mercadoria nas dependências do comprador,ou seja, a bordo do meio de transporte. Em todas estas formas de venda o contrato estabelece classificação do produto local e data de entrega.

37 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo